Raízes da depressão - ideias erradas sobre si mesmo
Desde a queda do homem (Gênesis 3:1-24) o ser humano perdeu sua verdadeira essência chegando ao estado de perdido, desprezível, mau, morto. A psicologia e outros afirmam que uma das bases da reconstrução interior é "resgatar" a autoestima, mas essa ideia é errada. Como estimar o pecado? pois é isso que existe dentro de nós, não há nada de amável em nosso ser. Se passamos a ter valor foi por causa de Cristo que mesmo nós sendo inestimáveis, Ele se entregou a um sofrimento cruel por nos amarmos:
“A verdade, porém, é esta: Ele foi ferido por causa de nossos pecados; seu corpo foi esmagado por causa das nossas maldades. O castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelos seus ferimentos nós fomos sarados!”
“Ele foi maltratado e humilhado, mas não disse uma única palavra! Foi levado como um cordeiro vai para o matadouro; como a ovelha fica muda diante de quem corta a sua lã, ele não abriu a boca.”
“Foi condenado num julgamento injusto e mentiroso. E quem pode falar dos seus descendentes? Pois ele foi cortado da terra dos viventes; por causa dos pecados do meu povo, ele foi castigado!” (Isaías 53.5,7,8)
Não é autoconfiança, sendo que, em nossos corações habita pervessidades, impurezas e enganos. (Jeremias 17:9 ) Como iríamos confiar em nós mesmos? Só devemos depositar nossa confiança no Deus Onisciente e que tem poder sobre todas as coisas. Nos esvaziando de nosso eu, para nos enchermos dEle e então seremos conduzidos seguramente.
Não é autoaceitação sendo que é preciso negar nossa essência decaída para tornarmos discípulos de Cristo. É necessário "nascermos de novos" :
Respondeu Jesus: "Digo a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.
(João 3:5-7)
(João 3:5-7)
Ao confessar os nossos os pecados e nos arrepender deles, O senhor nos purifica de toda injustiça ( 1 João 1:9) assim tudo fará novo dentro de nós, pois o Espírito de Deus será nosso auxilio para conseguirmos dominar nossos pecados.
A solução é Cristo, não é psicólogos, terapias, remédios, palestras motivacionais... Se tem algo motivacional é a cruz, lá encontramos: liberdade, esperança, amor, paz, redenção, perdão, graça.
A cruz é o reflexo de nossa identidade.
A reconstrução interior só é possível quando conhecemos essa profunda Graça que vem dEle, somos lindamente transformados, nos tornamos filhos do Altíssimo e assim ganhamos a vida eterna. Quando nossa alma experimenta essa água viva vindo de Cristo, somos saciados e fortalecidos. Deleite-se nessa fonte inesgotável de sua Santíssima Presença!
Resiliência não existe. Pois precisamos da força do Onipotente para nos ajudarmos a suportar as tribulações.
Medite nessas palavras profundas vindas do coração de Deus:
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês
1 Pedro 1:3-4
1 Pedro 1:3-4
Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.
João 1:12-13
João 1:12-13
Vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.
1 Pedro 1:23
1 Pedro 1:23
Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.
Romanos 6:4
Romanos 6:4
Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos.
Efésios 2:4-5
Efésios 2:4-5